26 a 28 de setembro de 2023

Encontros,
Desafios e
Perspectivas
da Saúde Bucal
no SUS

DIAS
HORAS
MINUTOS
SEGUNDOS

É com muita satisfação que anunciamos a quarta edição do EMAPESPO – Encontro Mineiro de Administradores e Profissionais dos Serviços Públicos Odontológicos, organizado com muito empenho e dedicação pelos membros da Câmara Técnica de Saúde Coletiva do CRO-MG. Acontecerá nos dias 26 a 28 de setembro de 2023, pela primeira vez de forma também presencial em Belo Horizonte, durante a Expo-Dental.

Um grande evento de saúde pública mineira que já entrou para o calendário oficial dos profissionais da Odontologia do serviço público e gestores da saúde!

Se você participou das edições anteriores, sabe do sucesso e qualidade das discussões deste encontro. 

Submissão de trabalhos técnicos-científicos, relatos de experiências dos serviços de saúde bucal e projetos de intervenção social exitosos na área de Saúde Coletiva

HISTÓRIA DO ENCONTRO

O EMAPESPO nasceu, em 2020, como a primeira ação da Câmara Técnica de Saúde Coletiva do CRO-MG. Num cenário de pandemia, o evento on-line surgiu como uma resposta aos desafios que a COVID-19 apresentava à Saúde Bucal. O congresso foi pensado para unir os profissionais da Saúde Bucal em torno da reflexão e troca experiências acerca do contexto, além de valorizar os gestores de saúde e profissionais de saúde bucal do setor público.

Em 2020, os temas foram diários e escolhidos a dedo para uma contribuição ativa da classe diante da pandemia; em 2021, o tema unificado foi “Saúde Bucal Coletiva em Tempos de Pandemia: Integralidade e Gestão do Cuidado”. Em 2023, o tema foi “Saúde Bucal Coletiva: Direito ou Utopia”. As três edições anteriores tiveram mais de 20 mil visualizações no YouTube, emissão de 700 certificados, publicação de 3 relatórios finais e anais do evento, com 93 resumos de trabalhos apresentados, além de R$54.000,00 em premiação pecuniária e menção honrosa.

Desta vez, não será diferente! Preparamos um evento também presencial com muitos encontros importantes para a saúde pública. Teremos o Encontro dos Coordenadores de Saúde Bucal, profissionais da Odontologia, gestores municipais de saúde, entre outros, além de uma programação científica e de discussão de políticas públicas e organização dos serviços odontológicos, com diferentes abordagens. 

Serão três dias de muito conhecimento, discussões, encontros e proposições a respeito da Odontologia que queremos para o SUS!

Diversas palestras serão promovidas sobre os desafios e perspectivas do cenário atual, seja da gestão, dos profissionais ou dos usuários do SUS. Venha fazer a diferença participando deste momento incrível!

3 DIAS DE EVENTO COM GRANDES NOMES DA SAÚDE PÚBLICA

TEMAS ATUAIS RELEVANTES NO CONGRESSO CIENTÍFICO

ENCONTRO DE GESTORES, COM O ENSINO E PROFISSIONAIS

PREMIAÇÃO DE TRABALHOS CIENTÍFICOS E DOS SERVIÇOS DE SAÚDE

PRONTO(A) PARA PARTICIPAR DO MAIOR ENCONTRO MINEIRO DE SAÚDE PÚBLICA NA ODONTOLOGIA?

Inscreva-se e participe do maior encontro mineiro de saúde pública na odontologia, com certificação para todo(a)s os presentes.

ENCONTROS
E NETWORK

Um evento cheio de encontros, pensado para você se desenvolver e se conectar. Estarão presentes, além de grandes autoridades da Odontologia em Saúde Coletiva, gestores em saúde, profissionais de saúde, conselheiros de saúde, acadêmicos e professores de diferentes localidades de Minas Gerais e do Brasil.

DIVERSIDADE
DE TEMAS

Programação de temas diversificados, contemplando as especificidades da gestão dos programas e serviços de saúde bucal; discussões clínicas implementáveis no serviço público e com conteúdo baseado nas melhores evidências científicas; inserção do controle social e valorização da força de trabalho na Odontologia; conteúdos para o público acadêmico.  

ESPAÇO DE TROCA DE EXPERIÊNCIAS E SABERES TÉCNICOS-CIENTÍFICOS

Propiciar um espaço de troca de experiências e saberes técnico-científicos em saúde coletiva entre diferentes atores do Sistema Único de Saúde (SUS), integrando ensino-serviço-gestão-controle social. 

VALORIZAÇÃO DOS PROFISSIONAIS, GESTORES E ACADÊMICOS

Reconhecimento de atuações inspiradoras e proativas na saúde bucal, passíveis de implementação em outros locais, com visibilidade das iniciativas e premiação em dinheiro dos melhores trabalhos técnico-científicos, relatos de experiências dos serviços de saúde bucal e projetos de intervenção social exitosos na área de saúde coletiva (“Prêmio Efigênia Ferreira e Ferreira”).  

Envie o resumo do seu trabalho técnico-científico, pesquisa em saúde coletiva, relato de experiência dos serviços de saúde bucal ou projeto de intervenção social exitoso na área da saúde coletiva que contribua para a valorização dos profissionais, gestores e estudantes da Odontologia. Este edital de submissão tem como objetivo identificar, dar visibilidade e reconhecer os trabalhos e iniciativas dos serviços implementados para a melhoria da qualidade de vida da população mineira, com premiação financeira total de R$ 43.000,00.